A judoca portuguesa perdeu contra a norte-americana Marti Malloy
Foto: Johannes Eisele

Foi um combate equilibrado com Marti Malloy, 11.ª do ranking mundial
Foto: Toru Hanai/Reuters

A judoca portuguesa mais cotada no plano internacional não confirmou as potencialidades
Foto: Toru Hanai/Reuters

No segundo período de três minutos o triunfo acabou por sorrir a Malloy
Foto: Toru Hanai/Reuters

Judo

Telma Monteiro eliminada dos Jogos no primeiro combate

A judoca Telma Monteiro desiludiu. No primeiro combate em que participou nos Jogos de Londres, a portuguesa foi batida por uma adversária norte-americana, na categoria de -57kg.


Foi um combate equilibrado entre Marti Malloy, 11.ª do ranking mundial, e Telma Monteiro, actual 3.ª classificada do mundo, e que acabou decidido por yuko a 41 segundos do fim, a favor da atleta oriunda de Washington.

Nos primeiros cinco minutos do encontro, a judoca portuguesa foi assistida no tatami (tapete) e terminou esse período empatada a zero. Depois, no segundo prolongamento de três minutos ("golden score"), o triunfo acabou por sorrir a Malloy, que tem a mesma idade de Telma (26 anos) mas cujo currículo é inferior ao da portuguesa.

Tal como sucedeu nos Jogos de Pequim 2008, a judoca portuguesa mais cotada no plano internacional não confirmou as potencialidades que no passado a levaram ao pódio em campeonatos do mundo e europeus.

Esta será mesmo a pior classificação de sempre de Telma Monteiro em Jogos Olímpicos, já que em Atenas 2004 e Pequim 2008 (ambas na categoria de -52 kg) tinha ficado em 9.º lugar. Desta vez, perdeu logo na primeira ronda, os 16 avos-de-final.

A melhor judoca portuguesa

Campeã da Europa em título, é unanimemente considerada, aos 26 anos, a melhor judoca portuguesa de todos os tempos devido ao seu vasto palmarés, sendo hoje também uma das melhores judocas do mundo.

Competindo desde 2008 na categoria de -57 kg (anteriormente competia em -52 kg), venceu já por quatro vezes o Campeonato da Europa (duas vezes em cada categoria), tendo também conquistado por três vezes a medalha de prata nos Campeonatos do Mundo.

Tem também 12 medalhas de ouro conquistadas em Taças do Mundo, Taças da Europa, Grand Prix e Grand Slam.

Artigos relacionados