<p>Hoje se verá se Bolt mantém o título de rei da velocidade</p>

Hoje se verá se Bolt mantém o título de rei da velocidade

Foto: Dylan Martinez/Reuters
Agenda

Hoje é dia de…Bolt, maratona e Federer

É hoje às 21h50 e previsivelmente vai durar menos de dez segundos. A prova rainha do atletismo, a tão aguardada final dos 100 metros, é curta, mas é um dos momentos mais especiais em cada edição dos Jogos Olímpicos.


Em Londres ainda mais. Há Usain Bolt e a curiosidade de saber até onde pode ele ir. Mas desta vez há mais. Há Yohan Blake, o jamaicano que deseja desafiar o reinado de Bolt, há Tyson Gay, há Justn Gatlin, há Asafa Powell. E há tempos das eliminatórias, como o de Ryan Bailey (9,88s) que aguçam ainda mais a curiosidade sobre o que se vai passar hoje na recta do estádio olímpico. As meias-finais serão picantes (19h45) e o prato principal é servido às 21h50.

Além da final dos 100m, há outros grandes momentos em perspectiva, como a final da maratona feminina, que abre o terceiro dia do atletismo (11h). Dulce Félix, Marisa Barros e Jéssica Augusto representam Portugal numa das provas rainhas dos Jogos Olímpicos, embora tenham concorrência muito forte, especialmente das africanas.

A queniana Mary Keitany chega à capital inglesa como a maior favorita, mas terá a concorrência das compatriotas Edna Kiplagat e Priscah Jeptoo. A lista de principais candidatas inclui ainda as etíopes Tiki Gelana, Aselefech Mergia e Mare Dibaba, as chinesas Zhu Xiaolin e Wang Jiali, além da alemã Irina Mikitenko, da italiana Valeria Straneo e da japonesa Risa Shigetomo. Com mais de 15 de atletas com melhores marcas pessoais, o trio português tentará a surpresa, numa prova que termina na avenida The Mall, junto ao Palácio de Buckingham.

Num dia com 23 finais olímpicas, destaque ainda para a tentativa de Roger Federer conseguir o primeiro ouro olímpico em singulares (defronta Andy Murray, uma reedição da final de Wimbledon) e para as finais por aparelhos na ginástica.

Quanto aos portugueses, e além das maratonistas, João Costa participa na qualificação no tiro (pistola a 50 metros) a partir das 9h, tentando apurar-se para a final (12h30). Na vela Bernardo Freitas/Francisco Andrade (49er) e João Rodrigues (RS:X) prosseguem em competição, enquanto Luciana Diniz participa na segunda ronda de salto de obstáculos (11h).

A equipa de ténis de mesa, formada por Marcos Freitas, João Monteiro e Tiago Apolónia, disputa os quartos-de-final da prova colectiva (14h30), tendo a difícil tarefa de enfrentar a Coreia do Sul. A encerrar o dia (19h), Vera Barbosa compete nas eliminatórias dos 400m barreiras.


Portugueses que competem hoje

Tiro
9h: João Costa - Pistola 50 m (Qualificação)
12h30 João Costa - Pistola 50 m (Final)*

* No caso de se qualificar

Atletismo
11h: Jéssica Augusto/ Ana Dulce Félix/ Marisa Barros - Maratona (Final)
19h: Vera Barbosa - 400 m barreiras (Séries)

Equestre
11h: Luciana Diniz - Saltos de obstáculos (qualificação 2)

Vela
12h: Francisco Andrade/Bernardo Freitas - 49er (Regatas 12 e 13)
14h: João Rodrigues - RS:X (Regatas 9 e 10)14:30

Ténis de Mesa
João Monteiro/Marcos Freitas/Tiago Apolónia - Equipas (Quartos-de-final)


Veja a agenda de transmissões televisivas

Veja o calendário completo