Usain Bolt
Foto: Franck Fife/AFP

Gonçalo Carvalho vai disputar a final com o seu Rubi
Foto: Mike Hutchings/Reuters

Agenda

Hoje é dia de... Bolt aumentar a lenda e de finais portuguesas

O prato forte do dia dos Jogos Olímpicos é a final dos 200 metros no atletismo, em que Usain Bolt tentará aumentar a sua lenda, conseguindo a "dobradinha" 100-200 metros pela segunda vez consecutiva.


Se o fizer, conseguirá algo que nem Carl Lewis conquistou e passará os três títulos do norte-americano na velocidade olímpica. A final realiza-se às 20h55.

Já as atenções portuguesas voltam a centrar-se na canoagem, com a dupla Joana Vasconcelos e Beatriz Gomes a participar na final de K2 500 metros (10h35). Embora esta dupla tenha, teoricamente, menos possibilidades do que Emanuel Silva e Fernando Pimenta tinham no K2 1000 metros, o bom momento dos canoístas portugueses justifica atenção redobrada. Já Teresa Portela, em K1 500, irá lutar pelo melhor lugar entre o 9.º e o 16.º.

Outra final com presença lusitana é a de Gonçalo Carvalho e do seu cavalo “Rubi”, nascido na Cordoaria de Alter, no Grand Prix Freestyle da prova de ensino, embora com possibilidades muito remotas de chegar ao pódio.

Álvaro Marinho e Miguel Nunes, por sua vez despedem-se da classe 470, participando na regata das medalhas, mas sem possibilidades matemáticas de fazer melhor do que o quinto lugar (são sétimos).

O programa de hoje inclui ao todo 23 finais, com particular destaque para o atletismo. Além dos aguardados 200 metros, decidem-se os títulos no dardo feminino, no triplo salto (quem será o sucessor de Nélson Évora?), no decatlo (será que o americano Ashton Eaton confirma o favoritismo?) e dos 800 metros, em que o queniano David Rudisha é o grande favorito.

Longe do estádio olímpico, Estados Unidos e Japão (19h45) decidem o título no futebol feminino, enquanto no vólei de praia o ouro é discutido ente a dupla brasileira Emanuel/Alison e a alemã Brink/Reckermann (21h). Boxe, luta livre, natação em águas abertas feminina, taekwondo e pólo aquático são outras modalidades com títulos em discussão.

O andebol feminino entra também na fase decisiva, com meias-finais (Noruega-Coreia do Sul e Espanha-Montenegro), assim como o voleibol feminino (Coreia do Sul-Estados Unidos e Brasil-Japão).


Portugueses que competem hoje

Canoagem
10h08: Teresa Portela - K1 500 m (Final B)
10h42: Beatriz Gomes/ Joana Vasconcelos - K2 500 m (Final A)

Hipismo
13h: Gonçalo Carvalho - Ensino (Grand Prix Freestyle)

Vela
13h: Álvaro Marinho/ Miguel Nunes - 470 (Medal Race)


Veja a agenda de transmissões televisivas

Veja o calendário completo