Duelo Jamaica vs EUA na final dos 200m é um dos pratos fortes do dia
Foto: Gabriel Bouys/AFP

Os sul-coreanos, que eliminaram Portugal, defrontam a China na final
Foto: Darren Staples/Reuters

Agenda

Hoje é dia de... Jamaica vs EUA na velocidade feminina e finais para a canoagem portuguesa

Os Jogos Olímpicos estão na recta final e para hoje estão marcadas mais 16 finais. Mas as maiores atenções até deverão recair sobre as meias-finais dos 200m masculinos, por causa da expectativa em relação ao que vão fazer os jamaicanos Usain Bolt e Yohan Blake. Bolt já conquistou uma medalha de ouro em Londres, nos 100m, e quer renovar também o título obtido nos 200m, em Pequim 2008. Isto para além de lhe pertencer igualmente o recorde da distância (19,19s).


A pista do Estádio Olímpico de Londres recebe quatro finais: nos 110m barreiras, o cubano Dayron Robles procura renovar o título alcançado em Pequim. As meias-finais da prova abrem a sessão da tarde e a final está marcada para a noite (21h15). No sector feminino, realizam-se as finais dos 400m barreiras e do salto em comprimento, para além dos 200m. Esta prova será um verdadeiro duelo entre Jamaica e EUA. A caribenha Veronica Campbell-Brown tenta um terceiro título olímpico nos 200m, mas tem a concorrência da compatriota Shelly-Ann Fraser-Pryce e das norte-americanas Sanya Richards-Ross, Allyson Felix e Carmelita Jeter.

Muita da acção desta quarta-feira passa pelas modalidades colectivas: jogam-se os quartos-de-final no andebol, basquetebol, pólo aquático e voleibol masculinos. O destaque vai para o basquetebol e para o Team USA, que enfrenta a Austrália. Depois de uma derrota controversa frente ao Brasil, a Espanha disputa um lugar nas “meias” com a França.

A competição por equipas de ténis de mesa chega hoje ao fim: China e Coreia do Sul (carrascos da equipa portuguesa) lutam pelo ouro. Antes, Alemanha e Hong Kong defrontam-se no jogo pela medalha de bronze. O voleibol de praia feminino também entrega medalhas, enquanto o taekwondo cumpre o dia 1, com as categorias -49kg (F) e -58kg (M).

Quanto aos portugueses, as expectativas são grandes na canoagem, graças às presenças nas finais de K2 1000m (Emanuel Silva e Fernando Pimenta) e K4 500m (Helena Rodrigues, Teresa Portela, Joana Vasconcelos e Beatriz Gomes). A cavaleira Luciana Diniz participa no round A da final de saltos de obstáculos. Bernardo Freitas e Francisco Andrade vão à regata das medalhas em 49er, mas só uma conjugação de resultados lhes pode dar um pódio. Vânia Silva (lançamento do martelo) e Edi Maia (salto com vara) disputam as eliminatórias.

Portugueses que competem hoje

Atletismo
10h00 – Edi Maia – salto com vara (eliminatórias)
11h25 – Vânia Silva – lançamento do martelo (eliminatórias)

Canoagem
10h16 – Emanuel Silva e Fernando Pimenta – K2 1000m (final A)
10h44 – Helena Rodrigues, Teresa Portela, Joana Vasconcelos e Beatriz Gomes – K4 500m (final)

Equestre
12h00 – Luciana Diniz – salto de obstáculos (final – round A)
14h55 – Luciana Diniz – salto de obstáculos (final – round B) *

Vela
13h00 – Bernardo Freitas e Francisco Andrade – 49er (regata das medalhas)

* no caso de se qualificarem


Veja a agenda de transmissões televisivas

Veja o calendário