<p>David Chapman e filha Hayley estão a competir nos Jogos Olímpicos</p>

David Chapman e filha Hayley estão a competir nos Jogos Olímpicos

Foto: Sergio Moraes/Reuters
Londres 2012

Há colegas e até adversários na mesma família

David Chapman “fez” o que faria qualquer pai que ame a filha. Dois dias depois de Hayley ter sido apenas 34.ª entre 39 participantes na prova de pistola a 25 metros, o seu progenitor fez pior — pelo menos na perspectiva de adversários superados — e terminou no último lugar (18.º) em pistola de velocidade a 25 metros. O primeiro duo pai-filha da Austrália a competir nos mesmos Jogos Olímpicos é apenas um de muitos exemplos de elementos com ligações familiares — e nem todos estão do mesmo lado —- em Londres 2012.


“Ele é meu vizinho na aldeia olímpica para me manter na linha”, brincou Hayley. “ Tenho muita sorte por ter um membro da família aqui, enquanto muitas pessoas têm dificuldade em trazer parentes para cá”, acrescentou. David é agricultor e tem uma quinta de 400 hectares na qual construiu carreiras de tiro de 10 e 25 metros, em que ambos podem treinar.

Os Chapman não são os únicos familiares na selecção de tiro australiana. Russell Mark e Lauryn Mark são casados e foram notícia antes dos Jogos quando ele criticou o Comité Olímpico do seu país por não o ter colocado no mesmo quarto da esposa.

Outra atiradora australiana que está em Londres é Alethea Sedgman, que foi seleccionada para os Jogos em vez do namorado, Chris Gulvin, porque os responsáveis decidiram usar a última vaga para reforçar a equipa feminina.

Ainda no tiro, destaca-se a presença do norte-americano Matthew Emmons e da checa Katerina Emmons, que se conheceram nos Jogos de Atenas e são ambos já campeões olímpicos.

Mais frequente do que casais é a presença de irmãos. “A Espanha deve estar muito agradecida ao senhor e à senhora Gasol”, referiu o treinador de basquetebol da Austrália, Brett Brown, depois de Pau e Marc terem sido decisivos para derrotar a sua equipa. Os dois espanhóis, contudo, ainda não têm um título olímpico, algo de que os nadadores franceses Manaudou se podem orgulhar.

Laure competiu em Londres, mas os seus melhores resultados aconteceram em 2004, quando conquistou três medalhas, incluindo a de ouro nos 400m livres. Florent seguiu ontem os passos da irmã mais velha, surpreendendo os favoritos nos 50m livres.

Na natação, há pelo menos mais uma dezena de pares de irmãos. No ténis são conhecidos os casos de Venus e Serena Williams, de Andy e Jamie Murray e dos gémeos Bob e Mike Bryan. Na canoagem, os gémeos eslovacos Peter e Pavol Hochschorner participaram pela quarta ocasião consecutiva na prova de C2 slalom. Pela primeira vez falharam o título, mas ainda assim enriqueceram o currículo com uma medalha de bronze.

Ao contrário dos Hochschorner, os irmãos britânico Brownlee vão correr um contra o outro no triatlo e deverá ser uma disputa séria, atendendo a que Alistair e Jonathan são os actuais campeão e vice-campeão mundiais, respectivamente.

Quanto aos Tanaka, na ginástica artística, são um caso um pouco diferente, simplesmente porque são três. “Era o nosso sonho qualificarmo-nos todos para os Jogos Olímpicos”, sublinhou Rie Tanaka, a única que vai sair de Londres sem uma medalha na bagagem. Os seus dois irmãos, Yusuke e Kazuhito, fizeram parte da equipa do Japão que conquistou o segundo lugar na prova masculina por equipas.

Filho contra pai

Para hoje está agendado um dos cenários mais especiais de Londres 2012. O suíço Steve Guerdat começa a competir na prova de saltos de obstáculos do hipismo e um dos seus adversários será a selecção belga, que tem como manager justamente o seu pai, Philippe Guerdat.

Mas este não será o primeiro duelo entre um pai e um filho nestes Jogos Olímpicos. Logo no segundo dia de competição, Nicolas Uriarte, jogador de voleibol da Argentina, ganhou ao seu pai, Jon Uriarte, actual treinador da Austrália e medalha de bronze em representação dos sul-americanos em 1988. “Estou contente que ele esteja aqui, mas na verdade é bom conseguir uma vitória”, considerou Nicolas, depois do 3-0.