O pai de Daley morreu no ano passado
Foto: Toby Melville/Reuters

A mensagem do adolescente e a resposta do atleta
DR

A conta do utilizador está agora protegida
DR

Redes sociais

Adolescente detido por tweet ofensivo sobre atleta britânico

Depois das mensagens no Twitter que levaram ao afastamento de Londres 2012 da grega Paraskevi Papachristou e do suíço Michel Morganella, chegou a vez de um adolescente britânico, mero espectador dos Jogos Olímpicos, ser afastado da vida em liberdade por causa de um tweet considerado ofensivo.


Um jovem, que a polícia britânica diz ter 17 anos de idade e que se apresenta no Twitter com o nome de utilizador @Rileyy_69, foi detido para interrogatório após ter reagido de uma forma considerada ofensiva à prestação do seu compatriota Tom Daley, que ficou em 4.º lugar na competição de saltos para a água, variante de salto sincronizado na plataforma a 10 metros.

A mensagem do adolescente britânico foi directa ao coração de Tom Daley: "You let your dad down i hope you know that" ("desiludiste o teu pai espero que tenhas consciência disso"). O pai do atleta, Rob Daley, morreu com um tumor cerebral em Maio de 2011.

O atleta britânico, de 18 anos, fez eco da mensagem que recebeu e reagiu também no Twitter: "Depois de ter dado o meu melhor... tenho idiotas a enviarem-me isto..."

O utilizador @Rileyy_69 – cuja conta no Twitter está agora protegida – ainda pediu desculpa, segundo a BBC Online: "Desculpa. Apenas queria que ganhasses porque são os Jogos Olímpicos. Estou chateado por não termos ganho. Lamento, Tom, aceita as minhas desculpas." Apesar do arrependimento, o jovem foi acusado de "transmissão de comunicação maliciosa".

Em declarações à BBC, antes do início dos Jogos Olímpicos, Tom Daley disse que a fonte de inspiração da sua carreira era precisamente o seu pai. "Estou a competir por mim e pelo meu pai. Era o nosso sonho desde muito cedo. Eu sempre quis fazer isto e o meu pai sempre me apoiou em tudo."

Utilização do Twitter no centro das polémicas

O futebolista suíço Michel Morganella tornou-se esta segunda-feira no segundo atleta olímpico a ser dispensado da respectiva comitiva por comentários xenófobos numa rede social. "Vou dar cabo de vocês coreanos. Vão todos para o inferno. Ahahahahahah, atrasados mentais", escreveu o defesa lateral do Palermo, de Itália, na sua conta no Twitter.

Ainda antes do início de Londres 2012, a grega Paraskevi Papahristou foi a primeira atleta a ser expulsa dos Jogos Olímpicos por ter feito um comentário racista nas redes sociais. "Com tantos africanos a viver na Grécia, os mosquitos do vírus do Nilo estão a alimentar-se de comida caseira", escreveu a atleta do triplo salto na sua conta oficial no Twitter.

Artigos relacionados