O pai de Daley morreu no ano passado
A mensagem do adolescente e a resposta do atleta
A conta do utilizador está agora protegida
Adolescente detido por tweet ofensivo sobre atleta britânico
Depois das mensagens no Twitter que levaram ao afastamento de Londres 2012 da grega Paraskevi Papachristou e do suíço Michel Morganella, chegou a vez de um adolescente britânico, mero espectador dos Jogos Olímpicos, ser afastado da vida em liberdade por causa de um tweet considerado ofensivo.
Um jovem, que a polícia britânica diz ter 17 anos de idade e que se apresenta no Twitter com o nome de utilizador @Rileyy_69, foi detido para interrogatório após ter reagido de uma forma considerada ofensiva à prestação do seu compatriota Tom Daley, que ficou em 4.º lugar na competição de saltos para a água, variante de salto sincronizado na plataforma a 10 metros.
A mensagem do adolescente britânico foi directa ao coração de Tom Daley: "You let your dad down i hope you know that" ("desiludiste o teu pai espero que tenhas consciência disso"). O pai do atleta, Rob Daley, morreu com um tumor cerebral em Maio de 2011.
O atleta britânico, de 18 anos, fez eco da mensagem que recebeu e reagiu também no Twitter: "Depois de ter dado o meu melhor... tenho idiotas a enviarem-me isto..."
O utilizador @Rileyy_69 – cuja conta no Twitter está agora protegida – ainda pediu desculpa, segundo a BBC Online: "Desculpa. Apenas queria que ganhasses porque são os Jogos Olímpicos. Estou chateado por não termos ganho. Lamento, Tom, aceita as minhas desculpas." Apesar do arrependimento, o jovem foi acusado de "transmissão de comunicação maliciosa".
Em declarações à BBC, antes do início dos Jogos Olímpicos, Tom Daley disse que a fonte de inspiração da sua carreira era precisamente o seu pai. "Estou a competir por mim e pelo meu pai. Era o nosso sonho desde muito cedo. Eu sempre quis fazer isto e o meu pai sempre me apoiou em tudo."
Utilização do Twitter no centro das polémicas
O futebolista suíço Michel Morganella tornou-se esta segunda-feira no segundo atleta olímpico a ser dispensado da respectiva comitiva por comentários xenófobos numa rede social. "Vou dar cabo de vocês coreanos. Vão todos para o inferno. Ahahahahahah, atrasados mentais", escreveu o defesa lateral do Palermo, de Itália, na sua conta no Twitter.
Ainda antes do início de Londres 2012, a grega Paraskevi Papahristou foi a primeira atleta a ser expulsa dos Jogos Olímpicos por ter feito um comentário racista nas redes sociais. "Com tantos africanos a viver na Grécia, os mosquitos do vírus do Nilo estão a alimentar-se de comida caseira", escreveu a atleta do triplo salto na sua conta oficial no Twitter.