Descrição Foto: Leonhard Foeger/Reuters
Twitteuro

Jogo com a República Checa marca recorde para Portugal no Twitter

Os 90 minutos do jogo com a República Checa foram os que mais tweets viram a ser partilhados na rede social. As mensagens que referiram a equipa portuguesa superaram as 11 mil, apesar das falhas do Twitter, que esteve inacessível durante mais de uma hora antes do início do jogo e durante cerca de 15 minutos após o arranque.


Houve dois picos nos tweets sobre a equipa portuguesa: um no golo marcado por Cristiano Ronaldo e outro nos últimos minutos da partida quando se confirmou a passagem de Portugal às meias-finais. Nessa altura, milhares de mensagens, em todas as línguas, mas maioritariamente em inglês, felicitaram a equipa portuguesa, as prestações de João Moutinho, Fábio Coentrão e Cristiano Ronaldo. Outras mensagens serviram apenas para deixar despedidas à equipa da República Checa.

picos durante o jogo

Num minuto, chegaram a ser partilhadas 2976 mensagens sobre a selecção portuguesa, de acordo com os dados do Twitteuro, um barómetro de opinião sobre o Euro 2012, a funcionar em tempo real, que permite determinar a popularidade dos jogadores e das equipas participantes no Campeonato Europeu, com base no número de menções feitas na rede social.

21 de Junho

Ao olhar para os jogadores portugueses mais populares, Cristiano Ronaldo mantém a vantagem (com um recorde de 1908 mensagens num minuto), seguido de Pepe (cuja popularidade se mantém dos jogos anteriores), Nani e Postiga. Varela assegura um lugar entre os mais populares desde que marcou um golo no jogo com a Dinamarca. O facto de não aparecerem outros jogadores no gráfico deve-se à quantidade de tweets de Cristiano Ronaldo, já que os jogadores com menos de 4 por cento do número de tweets do jogador mais representado são excluídos para evitar círculos demasiado pequenos.

Rep. Checa

Desde o início do jogo, a equipa da República Checa foi referida em cerca de 600 mensagens. Entre os jogadores mais populares estão Cech, Baros e Rezek. No total desde o início do Euro, e até ao fim do jogo de hoje, a selecção checa tinha sido referida em 11 885 tweets. Portugal acumula agora cerca de 65 mil mensagens desde o dia de arranque do Campeonato. O dia de hoje foi o recorde para a equipa portuguesa com um total de 17 602 tweets.

Primeiro dia

A equipa inglesa continua, no entanto, a ser a mais popular no Twitter. São cerca de 133 mil as mensagens partilhadas na rede social desde o primeiro dia do Euro, atingindo um máximo de 14 523 tweets numa hora. Rooney, Walcott, Welbeck e Gerard são os quatro jogadores mais populares.

Desde o início do Campeonato Europeu, o Twitteuro já captou aproximadamente 5,3 milhões de tweets, de cerca de 1,4 milhões de utilizadores distintos. Por dia, a média de mensagens (com a hashtag #Euro2012) é de 381 406.

O Twitteuro resulta da colaboração das equipas da Universidade Técnica de Lisboa (INESC-ID), da Universidade do Porto (FEUP e LIACC), do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), dos Labs Sapo (UP e Picoas) e do PÚBLICO, no âmbito do projecto de investigação REACTION, em jornalismo computacional, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, ao abrigo do programa UTAustin-Portugal.