Descrição

“Penso que é sinónimo de que o sistema funciona”, afirma o presidente do COI

Foto: AFP
COI

Jacques Rogge diz que combate ao “doping” foi um êxito

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), o belga Jacques Rogge, disse neste domingo que foram um êxito os esforços para afastar o “doping” nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.


“Penso que é sinónimo de que o sistema funciona”, afirmou Rogge, numa conferência de imprensa, na qual o presidente do COI revelou que, até à manhã deste domingo, apenas um atleta teve um controlo “antidoping” positivo no próprio dia da competição na capital britânica.

Jacques Rogge referiu que outros sete atletas revelaram substâncias dopantes nos testes no período que começou a 16 de Julho e que apenas um deles competiu em Londres antes de o resultado ser conhecido. “Estou contente pelo facto de conseguirmos detectar atletas batoteiros, quer fora dos Jogos Olímpicos quer durante”, declarou.

O presidente do COI considerou também que o programa antidopagem olímpico foi o mais extenso de sempre, com quase seis mil exames à urina e ao sangue, incluindo os testes antes da competição. Adiantou ainda que algumas amostras estão a ser analisadas e que os resultados “poderão ser anunciados na segunda-feira ou no dia seguinte”.