Descrição

Iniesta não marcou golos, mas jogou bem

Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters
Espanha

Iniesta melhor jogador e três portugueses na equipa ideal

Andres Iniesta foi designado pela UEFA como o melhor jogador do Euro 2012.


Apesar de não ter marcado qualquer golo e de só ter feito uma assistência (para Navas no jogo com a Croácia), o médio/avançado do Barcelona foi escolhido como o melhor jogador do torneio por um comité de peritos da UEFA, que inclui, por exemplo, os treinadores Fabio Capello, Lars Lagerback ou Gérard Houllier.

Iniesta simboliza o jogo da Espanha, que entrou para a história como a primeira selecção a vencer dois Europeus seguidos e também como a única a vencer três grandes provas internacionais.

O jogador do Barcelona sucede ao seu companheiro de equipa Xavi Hernández, que tinha sido o melhor jogador do Euro 2008.

O mesmo comité de peritos escolheu os 23 melhores jogadores do torneio, uma selecção dominada pela Espanha (dez futebolistas) e que inclui três portugueses: Pepe, Fábio Coentrão e Cristiano Ronaldo.

Equipa do Euro 2012

Guarda-redes Gianluigi Buffon (Itália), Iker Casillas (Espanha), Manuel Neuer (Alemanha).

Defesas Gerard Piqué (Espanha), Fábio Coentrão (Portugal), Philipp Lahm (Alemanha), Pepe (Portugal), Sergio Ramos (Espanha), Jordi Alba (Espanha).

Médios Daniele de Rossi (Itália), Steven Gerrard (Inglaterra), Xavi Hernández (Espanha), Andrés Iniesta (Espanha), Sami Khedira (Alemanha), Sergio Busquets (Espanha), Mesut Özil (Alemanha), Andrea Pirlo (Itália), Xabi Alonso (Espanha).

Avançados Mario Balotelli (Itália), Cesc Fàbregas (Espanha), Cristiano Ronaldo (Portugal), Zlatan Ibrahimović (Suécia), David Silva (Espanha).