Descrição

Jogadores no final do jogo frente à selecção espanhola

Foto: Eddie Keogh/Reuters
Euro 2012

‘Ganhar’ foi a palavra mais repetida pelos portugueses no Twitter

A derrota de Portugal no jogo com a Espanha não impediu que a palavra ‘ganhar’ fosse a mais repetida nas mensagens que mencionaram Portugal no Twitter durante o Euro 2012.


‘Falta’ foi a segunda palavra mais frequente, seguida de ‘adeptos’, de acordo com a informação obtida através do Twitteuro , um barómetro de opinião a funcionar em tempo real que recolheu tweets sobre o Campeonato Europeu.

Com base no conteúdo das mensagens de utilizadores portugueses, foram geradas nuvens de palavras (word-clouds), que representam graficamente as palavras mais repetidas: quanto mais vezes tiver sido escrita no Twitter, maior é o tamanho dessa palavra no gráfico.

As palavras mais frequentes nos tweets nacionais sobre Portugal.

Para além de ‘ganhar’, ‘falta’ e ‘adeptos’, também ‘boa’ e ‘bem’ aparecem com maior dimensão. Há muitas outras referências como ‘arrepiante’, ‘ataque’, ‘partida’, ‘obrigado’, ‘excelente’, ‘desemprego’, ‘manietada’, ‘nervos’, ‘nojo’, ‘amarelo’ ou ‘desgosto’.

As palavras mais frequentes nos tweets sobre Cristiano Ronaldo.

Ao pesquisar sobre as palavras escritas mais vezes nas mensagens que referiram Cristiano Ronaldo (o jogador mais falado no Twitter), encontra-se também ‘falta’ e ‘adeptos’, para além de ‘obrigado’ ou ‘perder’. Outras menos frequentes são: ‘culpa, ‘salvou’, ‘falha’, ‘sexy’ ou ‘sucesso’.

Todas as palavras que aparecem nas nuvens exprimem um sentimento: positivo (como ‘brilhante’ e ‘criativo’) ou negativo (como ‘fraco’ e ‘erros’). As palavras neutras foram excluídas do gráfico, dado não serem relevantes na análise, segundo explicam os investigadores responsáveis pela ferramenta. Para gerar as nuvens, foi utilizado um dicionário de palavras e expressões classificadas como positivas, negativas ou neutras (SentiLex), explica Paula Carvalho, linguista e investigadora do INESC-ID no âmbito do projecto REACTION. “O léxico é fundamentalmente constituído por predicadores humanos (adjectivos, nomes e verbos), isto é, por palavras ou expressões que poderão modificar nomes de tipo humano. No contexto do Twitteuro, procurámos também incluir alguns termos de desporto que podem veicular sentimento, como é o caso de marcar golo ou falhar o penalti”, explicou ao PÚBLICO.

As palavras mais frequentes nos tweets sobre Portugal.

Outras nuvens foram geradas sem aplicar essa análise qualitativa. Nesses casos, foram tidas em conta todas as palavras dos tweets identificados com a hashtag #Euro2012, independentemente da língua e da origem do utilizador, assim como da natureza positiva, negativa ou neutra das palavras. Daí resulta que ‘Spain’, ‘Ronaldo’, ‘Germany’, ‘Cristiano’, ‘España’ e ‘final’ tenham sido as palavras mais associadas a Portugal ao longo do Campeonato.

As palavras mais frequentes nos tweets sobre Espanha.

Em especial no último jogo do Euro, durante o qual foram partilhados 16.5 milhões de tweets com um pico de 15.358 mensagens após o quarto golo, segundo os dados oficiais divulgados pelo Twitter, as palavras ligadas a Espanha reflectiram as emoções. ‘Parabéns’ e ‘Itália’, para além de ‘agora’, ‘Brasil’ e ‘worldcup2014’ destacam-se entre as mais repetidas.

O Twitteuro resultou da colaboração das equipas da Universidade Técnica de Lisboa (INESC-ID), da Universidade do Porto (FEUP e LIACC), do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), dos Labs Sapo (UP e Picoas) e do PÚBLICO, no âmbito do projecto de investigação REACTION, em jornalismo computacional, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, ao abrigo do programa UTAustin-Portugal.