Descrição

Cristiano Ronaldo

Foto: Francisco Leong/AFP
Estudo

Vitória no Euro valeria 551 milhões à economia portuguesa

Uma eventual vitória de Portugal no Campeonato Europeu de Futebol que começa nesta sexta-feira à tarde terá um impacto positivo de 551 milhões de euros na sua economia, segundo um estudo do IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing).


Os países com as maiores economias teriam benefícios bastante superiores, com a Alemanha à cabeça, com um impacto estimado em 3500 milhões, segundo o mesmo documento, divulgado nesta sexta-feira pelo Diário Económico.

Segue-se, em valor, o impacto de uma vitória da França ou da Itália, com cerca de 2700 milhões de euros em ambos os casos. Para o Reino Unido a estimativa é de 2400 milhões, para a Espanha de 2100 milhões e para os Países Baixos de 764 milhões.

O director do IPAM no Porto e Aveiro, Daniel Sá, diz que, na actual recessão, os efeitos sobre o futebol não são só negativos. “Se é verdade que se nota uma retracção nos investimentos das marcas, com a crise, as pessoas sentem mais necessidade de espairecer, de se divertir, e o futebol serve esse propósito”, disse àquele jornal, lembrando que no ano passado houve um aumento generalizado do número de espectadores nos estádios.

O Euro 2012 realiza-se na Polónia e na Ucrânia, entre 8 de Junho e 1 de Julho. Portugal é um dos 16 países participantes.