Descrição

Usain Bolt é um dos muitos atletas olímpicos com presença activa no Twitter

DR
Internet

Bolt ou Phelps? No Twitter, as velocistas destes Jogos foram as Spice Girls

Usain Bolt é um dos atletas mais mediáticos da actualidade. A prová-lo está o número de vezes que o velocista jamaicano foi citado no Twitter, ao longo dos Jogos Olímpicos de Londres: mais de 80 mil vezes por minuto na final dos 200 metros, mais de 74 mil na prova dos 100 metros e mais de 52 mil na final da estafeta (arrecadando o ouro nas três). Um recorde apenas superado na cerimónia de encerramento por um quinteto de outsiders – as Spice Girls.


Segundo os números revelados pelo Twitter, no seu blogue, foram publicados mais de 150 milhões de tweets nos 16 dias de competição. Entre os cerca de 10.500 atletas presentes em Londres, Usain Bolt foi o que gerou mais conversa na famosa rede de microblogging, à frente de Michael Phelps, o nadador norte-americano que, na capital inglesa, se tornou no atleta com mais medalhas na história dos Jogos: 22 (das quais 18 de ouro).

O nome de Phelps esteve presente em mais de um milhão de tweets, marca também ultrapassada por Tom Daley, Ryan Lochte, Gabby Douglas, Andy Murray, Kobe Bryant, Yohan Blake, Lee Chong Wei e LeBron James. Murray, o tenista britânico que arrecadou o Ouro, chegou a registar 57 mil tweets por minuto durante a sua prova final, uma das cinco que mais gerou conversa no Twitter (a terceira; Bolt ficou com a primeira, a segunda e a quarta posições, enquanto a vitória dos Estados Unidos no basquetebol ficou em quinto).

A modalidade mais discutida? O futebol. A competição, que culminou com a surpreendente vitória do México sobre o Brasil (na competição masculina), gerou mais de cinco milhões de publicações no Twitter, relegando para segundo plano a natação, o atletismo, a ginástica e o voleibol (por esta ordem).

O futebol feminino deu uma contribuição importante para esta marca. A defesa da guarda-redes norte-americana Hope Solo na final contra o Japão, já perto do fim do encontro – garantindo a vitória dos Estados Unidos –, foi mesmo o segundo momento mais discutido no Twitter entre os que não estavam directamente relacionados com a vitória já assegurada de uma medalha. Neste particular, o afundanço de Kobe Bryant na final de basquetebol arrecadou o primeiro lugar.

As cerimónias de abertura e encerramento foram outros dois pontos altos destes Jogos, tanto em Londres como no espaço sem-fronteiras do Twitter. Ambas provocaram um “volume incrível” de conversas naquela rede, segundo o responsável do próprio Twitter para a programação editorial, Andrew Fitzgerald. As estrelas da última noite, no domingo, foram as Spice Girls. A reunião da girls band gerou mais de 116 mil tweets por minuto durante a actuação no estádio olímpico.